Cinema de Pinhole
Diario do Processo
JANEIRO DE 2023
ESPERO QUE NÃO SE IMPORTE
Início das fotos oficiais.
Começamos pra valer o 1° ATO.
Compartilhando aqui um pouquinho da CENA DA ESCADA _ PEIXES VOADORES.
Essa é provavelmente a cena mais desafiadora. Pra técnica, pro ator. Muitas fotos. Muitos detalhes, nano equipe. Nunca fiz cinema, nem sei se posso chamar assim, já q pinhole ta sempre sublinhado de vermelho. Onde quer q eu escreva, parece errado. Mas sempre imagino essas imagens gigantes em movimento, projetadas numa sala escura, em que alguém chega atrasado pq não tinha troco pro mentex (alô 35+), e outro alguém finge se espreguiçar pra abraçar a moça ao lado. Enfim, rsrs… Outro dia escrevi: “peça curta em audiovisual”. Gostei. Faz sentido. É um fazer teatral. Pra caramba. E somos 3 pessoas de teatro. Arrisco dizer que talvez só por isso o rolê ta acontecendo. É nosso bem e nosso mal. A gente ama e a gente topa, independente.
Para os peixes voarem, construímos uma gambiarra para facilitar a execução, tendo em vista que é uma cena com 22 fotos em stopmotion de 5o"cada.
1 de Dezembro 2022
ESPERO QUE NÃO SE IMPORTE
Estudando...
Rabiscar o inútil ajuda a pensar o que interessa.
Novembro 2022
ESPERO QUE NÃO SE IMPORTE
Com roteiro do 1o ATO revisado, decupagem e cálculo de quantidade de fotos, começamos os testes direcionados.
Tínhamos uma demanda em relação ao suporte das câmeras. Precisávamos de algo firme mas que trouxesse praticidade no manuseio de posicionamento e troca das latas (tendo em vista que cada cena em STOPMOTION usa entorno de 20 câmeras-lata).
Então desenvolvemos uma proposta em que ímãs fazem a função de segurar as câmeras e construimos dois dispositivos que funcionam como tripés com regulagem de altura. Um de chão e outro para o teto (já que temos uma cena com vista de cima).
Iniciamos os testes oficiais direcionados aos cômodos que têm cena, para experimentarmos enquadramentos e principalmente iluminação. Os anteriores foram positivos, tínhamos conseguido pela primeira vez imagens no ambiente interno, mas não eram com imagens específicas do filme. Então fomos no "escuro" e havia grande expectativa, já que estamos nesse processo de investigação há um tempo.
Tivemos resultados lindos. Foram 21 fotos. Compartilhamos abaixo algumas delas.
COZINHA
CORREDOR
QUARTO
ESCADA
Outubro 2022
ESPERO QUE NÃO SE IMPORTE
Sem uma resposta positiva dos editais, resolvemos seguir com o projeto montando uma equipe reduzida, pensando no que seria o mínimo necessário para o filme acontecer.
Revisamos e finalizamos o roteiro do 1o ATO.
Julho - Setembro 2022
ESPERO QUE NÃO SE IMPORTE
Nesses meses nos dedicamos a dois movimentos: Elaboração de projeto para edital (formação de equipe e escrita), e enquanto aguardávamos resultados, criamos e produzimos um objeto artístico derivado do filme. Um pano serigráfico intitulado CORPO-AQUÁRIO.
Junho 2022
ESPERO QUE NÃO SE IMPORTE
Depois de uma primeira conquista de fotos com luminosidade no ambiente interno, partimos para novos testes com outros tempos de exposição e mais luz. Com a certeza de imagens mais visíveis, aproveitamos para experimentar também tempos de movimentação do pulo do peixe no stopmotion.
Refletor 1
2oow
2
2oow
3
2oow
4
2oow
5
2oow
Teste 2 - 4 fotos • tempo entre 45" e 1'10"
Teste 2 - 4 fotos • STOPMOTION
Depois do 2o teste com os refletores, vimos que conquistamos mais claridade, então partimos para um 3o. Aumentamos a quantidade de luz, para testar ainda menos tempo de exposição e também aumentamos a quantidade de fotos, para melhorar a qualidade do STOPMOTION. E conseguimos. Ao observar as fotos e o video abaixo fica perceptível o ganho de imagem em relação a luminosidade e também de movimentação do peixe.
Teste 3 - 8 fotos • tempos entre 35" e 55"
Teste 3 - 8 fotos • STOPMOTION
Abril / Maio 2022
ESPERO QUE NÃO SE IMPORTE
Os testes internos falhos nos fizeram perceber que estava na hora de começar a montar nossa equipe.
Conversar com outros artistas e suas especificidades. Contatamos a fotógrafa, iluminadora cênica e técnica de vídeo projeção Clara Caramez, que complementou lindamente algo que já tinha notado. A luz solar é muito mais potente que as luzes internas de uma casa, mesmo com janelas e portas abertas, e não adiantaria apenas deixar mais tempo de exposição, mas sim utilizar refletores, assim como o cinema tradicional. Assim teríamos mais iluminação e num tempo bem menor de exposição. Pensando que estamos fazendo um filme, que requer uma enorme quantidade de fotos, precisar de menos tempo de exposição é ótimo. Ainda sem nenhum apoio ou patrocínio, seria inviável a aquisição ou aluguel de refletores profissionais. Fizemos então belos cálculos proporcionais dos watts de um fresnel de luz halógena para refletores de LED (400w hál --->> 50w LED +ou-), que são muito mais acessíveis financeiramente e em tamanho. Então pensamos uma quantidade mínima de luzes necessárias para começar a aparecer alguma imagem nas nossas fotos internas, conseguimos emprestado e partimos para um primeiro teste, que teve um resultado muito satisfatório. Não saiu o ideal de luz, mas finalmente apareceu algo.
Fevereiro / Março 2022
Nosso filme tem nome: ESPERO QUE NÃO SE IMPORTE.
Depois de alguns testes sem sucesso na geladeira e banheiro, partimos para experimentações no corredor com um pouco mais de luz. Mais Uma vez não saiu nada. Foi tão frustrante que dessa vez nem escaneei os negativos... Aqui alguns registros do dia das fotos.
Estudo de movimento
Dezembro 2021 / Janeiro 2022
Nesse período de recesso aproveitei para aprofundar os estudos da parte de laboratório e realizar então algumas melhorias.
Escurecer mais o lab. A maioria deles é branco, mas também são espaços maiores. Como o meu é em um banheiro pequeno, com teto baixo e paredes próximas, o branco rebatia muito a luz, a deixando muito forte.
Além de pintar teto e paredes de preto, envolvi a lâmpada vermelha de 15w com um filtro de luz. Duplicando as camadas. Para garantir o máximo de vedação de luz não vermelha.
E para uma melhor eficácia dos químicos, coloquei um filtro de água. A que vem direto da rua tem muito cloro e outros aditivos que podem interferir na ação dos químicos.
Pôr do sol em São Roque. 17h25. 57"
Negativo
Positivo
5 de Dezembro de 2021
Chegaram hoje nossos personagens cenográficos concebidos lindamente pela Luara de Paula -
DE PANO ATELIÊ
1 de Dezembro de 2021
Outubro/Novembro de 2021
Depois da construção das câmeras, montagem do laboratório, alguns testes e pesquisas durante um ano (set 2020 - set 2021), agora com corpos vacinados e sendo possível pequenos encontros, chegou o momento de produzir curtas peças "pinhôlecas" de audiovisual.
Convidei a Morgana Siqueira - artista-educadora, atriz, dançarina e amiga querida - para uma parceria de criação. Tinha uma breve narrativa inicial e algumas imagens dela dançando em mente. Ela topou. Pensamos em uma estrutura inicial de processo criativo e por aqui seguimos. Compartilho um pouco dos experimentos e testes que estamos fazendo. Como ainda é princípio, reflexões a cerca da narrativa ficarão um pouco mais adiante, na medida em que o projeto tomar mais forma, mais consistência e nossa exposição se encontrará portanto mais segura. Por hora então, imagens e questões técnicas.
1os testes JANELAS
Nossa (única) locação é um apartamento. Sua planta em O é incrível, possibilitando muitos "jogos" e enquadramentos entre as janelas. Com isso, e também para irmos criando intimidade com o ambiente, tendo em vista que ele próprio é um disparador criativo, resolvemos fazer algumas fotos explorando essas vistas, experimentando luz, clima e planos.
SALA --> QUARTO A
QUARTO A --> SALA
VARANDA --> QUARTO B
Bastidores fotos janelas
Desse primeiro apanhado, me intrigaram algumas manchas que acredito serem do químico e não da luz solar. Reparei também que na revelação as fotos "se revelaram" muito rápido, em um tempo que normalmente dura 1 minuto as imagens apareceram em alguns segundos, o que me alertou sobre estar com um químico mais antigo, que sofreu bastante mudança de lugar, e também o laboratório é novo: Ele está em um banheiro menor, teto e paredes brancos mais próximos, o que apesar de usar luz vermelha, deixam o espaço mais iluminado, que pode estar prejudicando a ação do químico revelador, e também talvez a vedação não esteja perfeita. Risos. Muinúcias, isso é uma característica marcante do pinhole. Um processo totalmente analógico e sensível, onde pequenos detalhes interferem. É preciso todas as etapas estarem bem afinadas. Para as próximas fotos irei adquirir um químico novo ($ som de caixa registradora), também pintar as paredes do lab de preto ($ som de caixa registradora) e trabalhar melhor na vedação da porta ($ som de caixa registradora). alô patrocinadores! :)
1os testes GELADEIRA
Bastidores fotos geladeira
1os testes banheiro
Bastidor fotos banheiro
Dos teste da geladeira e banheiro vou comentar junto pois aconteceu, a olhos vistos, um fenômeno muito parecido nos dois casos.
Ainda sem poder detalhar muito, existem duas cenas nesses espaços que já sabemos querer, então resolvemos testar. Algo que eu não tinha me atentado é que até então todos os meus testes tinham sido feitos em locais a céu aberto. Independentemente de sol ou nuvens eram espaços abertos, o que modifica muito o tempo das câmeras. Um ambiente interno, com pouca luz, como foi o caso do banheiro e dentro da geladeira, necessitam de um tempo de exposição muito maior, o que não ocorreu. E por isso nota-se imediatamente fotos mais escuras. Nas imagens do banheiro a gente nota mais facilmente isso, pela ponta superior esquerda das fotos, onde aparece uma ponta da janela, área de maior incidência de luz, e é justamente onde fica mais visível a imagem. Note que aparece também uma parte do vidro do box embaçado. O resto da foto está mais escuro e aconteceu essa "fumaça". No banheiro a gente deixou bastante vapor do chuveiro, e como o tempo de exposição - mesmo que pouco pro escuro que estava - foi longo (55"), inevitavelmente a fumaça dominou, e acredito que o mesmo aconteceu na geladeira que teve uma mistura da água da garrafa, pois a lata ficou bem perto da jarra, e também de uma fumaça gerada pela temperatura fria, que nesse caso não aparece aos nossos olhos, mas pelo tempo do clic, a latinha capta. São imagens bonitas até, mas para o que precisamos não funcionaram. Próxima semana repetiremos, considerando todas essas questões levantadas.
Quando acontecem muitos erros, sempre me lembro do Cientista d'O mundo de Beackman:
"A beleza da coisa está aí. Para o método científico erro não é um problema. Por causa desse erro temos certeza do que não vai funcionar, e conseguimos assim restringir o número de soluções possíveis."
Seguimos...