Cinema de Pinhole
Diario do Processo
Clique nas fotos para vê-las em modo expandido
Dezembro 2021 / Janeiro 2022
Nesse período de recesso aproveitei para aprofundar os estudos da parte de laboratório e realizar então algumas melhorias.

Escurecer mais o lab. A maioria deles é branco, mas também são espaços maiores. Como o meu é em um banheiro pequeno, com teto baixo e paredes próximas, o branco rebatia muito a luz, a deixando muito forte.

Além de pintar teto e paredes de preto, envolvi a lâmpada vermelha de 15w com um filtro de luz. Duplicando as camadas. Para garantir o máximo de vedação de luz não vermelha.

E para uma melhor eficácia dos químicos, coloquei um filtro de água. A que vem direto da rua tem muito cloro e outros aditivos que podem interferir na ação dos químicos.
Pôr do sol em São Roque. 17h25. 57"

Negativo

Positivo
5 de Dezembro de 2021
Chegaram hoje nossos personagens cenográficos concebidos lindamente pela Luara de Paula -
DE PANO ATELIÊ



1 de Dezembro de 2021



Outubro/Novembro de 2021
Depois da construção das câmeras, montagem do laboratório, alguns testes e pesquisas durante um ano (set 2020 - set 2021), agora com corpos vacinados e sendo possível pequenos encontros, chegou o momento de produzir curtas peças "pinhôlecas" de audiovisual.
Convidei a Morgana Siqueira - artista-educadora, atriz, dançarina e amiga querida - para uma parceria de criação. Tinha uma breve narrativa inicial e algumas imagens dela dançando em mente. Ela topou. Pensamos em uma estrutura inicial de processo criativo e por aqui seguimos. Compartilho um pouco dos experimentos e testes que estamos fazendo. Como ainda é princípio, reflexões a cerca da narrativa ficarão um pouco mais adiante, na medida em que o projeto tomar mais forma, mais consistência e nossa exposição se encontrará portanto mais segura. Por hora então, imagens e questões técnicas.
1os testes JANELAS
Nossa (única) locação é um apartamento. Sua planta em O é incrível, possibilitando muitos "jogos" e enquadramentos entre as janelas. Com isso, e também para irmos criando intimidade com o ambiente, tendo em vista que ele próprio é um disparador criativo, resolvemos fazer algumas fotos explorando essas vistas, experimentando luz, clima e planos.
SALA --> QUARTO A




QUARTO A --> SALA


VARANDA --> QUARTO B






Bastidores fotos janelas
Desse primeiro apanhado, me intrigaram algumas manchas que acredito serem do químico e não da luz solar. Reparei também que na revelação as fotos "se revelaram" muito rápido, em um tempo que normalmente dura 1 minuto as imagens apareceram em alguns segundos, o que me alertou sobre estar com um químico mais antigo, que sofreu bastante mudança de lugar, e também o laboratório é novo: Ele está em um banheiro menor, teto e paredes brancos mais próximos, o que apesar de usar luz vermelha, deixam o espaço mais iluminado, que pode estar prejudicando a ação do químico revelador, e também talvez a vedação não esteja perfeita. Risos. Muinúcias, isso é uma característica marcante do pinhole. Um processo totalmente analógico e sensível, onde pequenos detalhes interferem. É preciso todas as etapas estarem bem afinadas. Para as próximas fotos irei adquirir um químico novo ($ som de caixa registradora), também pintar as paredes do lab de preto ($ som de caixa registradora) e trabalhar melhor na vedação da porta ($ som de caixa registradora). alô patrocinadores! :)
1os testes GELADEIRA








Bastidores fotos geladeira
1os testes banheiro





Bastidor fotos banheiro
Dos teste da geladeira e banheiro vou comentar junto pois aconteceu, a olhos vistos, um fenômeno muito parecido nos dois casos.
Ainda sem poder detalhar muito, existem duas cenas nesses espaços que já sabemos querer, então resolvemos testar. Algo que eu não tinha me atentado é que até então todos os meus testes tinham sido feitos em locais a céu aberto. Independentemente de sol ou nuvens eram espaços abertos, o que modifica muito o tempo das câmeras. Um ambiente interno, com pouca luz, como foi o caso do banheiro e dentro da geladeira, necessitam de um tempo de exposição muito maior, o que não ocorreu. E por isso nota-se imediatamente fotos mais escuras. Nas imagens do banheiro a gente nota mais facilmente isso, pela ponta superior esquerda das fotos, onde aparece uma ponta da janela, área de maior incidência de luz, e é justamente onde fica mais visível a imagem. Note que aparece também uma parte do vidro do box embaçado. O resto da foto está mais escuro e aconteceu essa "fumaça". No banheiro a gente deixou bastante vapor do chuveiro, e como o tempo de exposição - mesmo que pouco pro escuro que estava - foi longo (55"), inevitavelmente a fumaça dominou, e acredito que o mesmo aconteceu na geladeira que teve uma mistura da água da garrafa, pois a lata ficou bem perto da jarra, e também de uma fumaça gerada pela temperatura fria, que nesse caso não aparece aos nossos olhos, mas pelo tempo do clic, a latinha capta. São imagens bonitas até, mas para o que precisamos não funcionaram. Próxima semana repetiremos, considerando todas essas questões levantadas.
Quando acontecem muitos erros, sempre me lembro do Cientista d'O mundo de Beackman:
"A beleza da coisa está aí. Para o método científico erro não é um problema. Por causa desse erro temos certeza do que não vai funcionar, e conseguimos assim restringir o número de soluções possíveis."
Seguimos...
Julho de 2021
Elogio a propagação retilínea da luz
Teste 07 - REC PRAIA
Zoom + giro
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fotos e revelação de negativos analógicas em papel fotográfico.
Parceria de criação, desenho de movimento corporal, e atuação Morgana Siqueira
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ação:
19 câmeras.
10 fotos zoom
9 fotos giro
50" 21° - nublado
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Resultado:
8 zoom
8 giro
2 do zoom e 1 do giro saíram ruins, ñ pelo tempo de exposição, mas pelo mal posicionamento das câmeras.


Estudo para o rec

Bastidores











Video teste final
Junho de 2021
Teste 6
Dançarina Vanessa Botelho
Parque Ibirapuera
35" - 50" • 28° • 18 fotos










Maio de 2021
Desmontagem feira na porta de casa
10 fotos - 45" - 13h30 + 14h30 - 30⁰








Abril de 2021
Teste de zoom
Valen no quintal
10 fotos - 35" - 15h30 - 28⁰







Março de 2021
Teste de luz e vedação
Rafa e Valen no quintal
25"- 13h - 30º
5 latas
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀






Fevereiro 2021
1º teste de movimento • TRAVELLING
10+15"- 15h - 28º
10 latas/9 ok
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
NOTAS:
- aumentar tempo de exposição
- ajustar alinhamento pro travelling
- vedar melhor as tampaste






Outubro / Novembro de 2020
Construção do 2o protótipo de câmera - Lata de Leite em Pó
20 unidades


1a foto com lata
Cachú em Piracaia 18/10 - 12h47 - 25" - 29°C


SETEMBRO 2020 - INICIO DO PROCESSO
1o protótipo de câmera.
Construído com sobras de compensado de madeira, tinta spray, fita isolante e papel alumínio





Montagem do Laboratório Fotográfico


1ºs testes
Valentina no quintal de casa
35"- 30º- Sol, 14h30.




2ºs testes
Obra do lado da casa da minha mãe.
35"- 27º- Sol, 12h.





